NBA players

NBA players
A nata da NBA

16.1.10

Kobe não tem tempo recurerar das lesões


Segundo alguns especialistas, o tempo de recuperação do dedo de Kobe seria no mínimo 4 semanas, mas não é garantido que esse seja o tempo de paragem. As outras duas lesões não têm estimativa. Fora isso, LA procura alcançar o melhor registo da NBA, para assim obter o factor casa nas finais do playoff. Por isso, a paragem de Kobe é neste momento muito improvável.
“Eu não vejo motivo, a não ser que ele comece a prejudicar muito a equipa ou que a equipa comece a sofrer com a sua presença em campo” disse Jackson. “Nós não estamos nessa situação, portanto Kobe joga”.
Antes do jogo com os Clippers, um jornalista perguntou a Kobe se ele iria defrontar os parentes pobres de LA.
“Isso é um insulto”, respondeu Kobe, esboçando um pequeno sorriso.

Mini entrevista com D12

O Poste dos Orlando Magic, Dwight Howard deu uma entrevista falando sobre a competição dos afundanços que se realizara no fim-de-semana All Star em Dallas.
Na entrevista, Howard disse que em principio não participará na competição, mas que gostaria de ver 3 jogadores no concurso de afundanços. “Pessoalmente gostaria de ver Shannon Brown (LA Lakers), Derrick Rose (Chicago Bulls) e DeMar DeRozan (Toronto Raptors) no concurso de afundanços”, frisou D12. “São os únicos três jogadores que me consigo lembrar”.
Curiosamente o rookie dos Raptors tem o mesmo agente que Dwight Howard, o senhor Aaron Goodwin.
O jogador dos Magic, crê também que LeBron James, não irá participar na competição de afundanços este ano.

O ministro da educação dos EUA pede que a NBA acabe com limite de idade do Draft

O ministro da educação americano, Arne Duncan, pediu nesta quinta-feira (14/01) que o limite de idade dos jogadores do Draft da NBA acabasse. Além disso, Duncan deseja que as equipas das faculdades que não conseguirem formar os seus atletas recebam punições mais rigorosas.

O secretário comentou o motivo pelo qual essas mudanças podem ocorrer. “Nós permitimos mudanças na NCAA (Liga de Basquetebol universitária Norte-Americana), mudanças nas nossas universidades, então não podemos mudar algo no desporto para ajudar os treinadores e jogadores que se estão esforçando para conseguirem adquirir valores correctos?”, disse.
Os críticos afirmam que esta política continuará forçando os jogadores a optarem por ter um percurso académico, quando uma grande parte não o deseja fazer.
O comissário da liga, David Stern afirma que o que precisa ser mudado é a política de contratação de jogadores, que, segundo ele, estão amadurecendo como atletas, e não como profissionais da área que escolheram.

15.1.10

Cavaliers perderam de propósito, para conseguirem a 1ª escolha do draft, diz ex-treinador


O assistente técnico do Los Angeles Clippers, John Lucas, acusou a sua ex-equipa de perder jogos para ficar com a pior campanha, conseguindo desse modo obter a maior promessa no draft da liga norte-americana na temporada seguinte. A acusação não faz referência a ninguém, muito menos a LeBron James, que depois veio a ser escolhido pelos Cleveland Cavaliers.
A denúncia cai como uma bomba nas vésperas de um novo confronto entre Clippers e Cavaliers, em Los Angeles, neste sábado. Lucas foi o treinador dos Cavs durante a temporada 2002/2003, quando a equipa realizou uma péssima campanha. Os dirigentes teriam então induzido a equipa a perder mais jogos para que ficassem com o pior registo dentre todas as equipas e pudessem ter a primeira escolha no Draft na época seguinte.
"Eles venderam praticamente o plantel todo, a equipa ficou bastante mais fraca. O objectivo disso era contratar LeBron", revelou o actual auxiliar dos Clippers, que em seguida tentou absolver a equipa. "Eu não tive nenhuma hipótese. Era difícil contratar jogadores sem contrato para vir para cá (na época)", relembrou o então treinador dos Cavs.
O presidente da equipa na época, Gordon Gund, hoje é apenas um sócio minoritário, mas negou veementemente as acusações de Lucas, de que a equipa teria tido a fraca campanha de 17 vitórias e 65 derrotas para conseguir obter no Draft o actual camisa 23 dos Cavs – jogador que acabou por comandar em apenas 42 jogos, visto que foi demitido após um fraco começo de temporada (8 vitórias e 34 derrotas na temporada de 2003/2004).

Steve Nash leva sete pontos na boca durante a derrota dos Suns


Durante a partida que culminou com a derrota dos Phoenix Suns para os Indiana Pacers, o base da equipa Steve Nash sofreu uma forte lesão na boca, mas ainda assim retornou à partida após levar sete pontos no local.
Nash levou uma cotovelada de Earl Watson no 1º período, mas retornou ao jogo no 2ºquarto. Apesar da derrota fora de casa por 122 a 114, Nash alcançou no jogo 20 pontos e 9 assistências nos 27 minutos que permaneceu em campo.
Um dente atravessou a parte superior da gengiva do líder do ranking de assistências da NBA, levando a que o jogador leva-se quatro pontos no local além de mais três dentro da boca. “Não foi a pior coisa do mundo”, frisou Nash após o jogo, minimizando a lesão.
Todavia, não é certo que Steve Nash jogue os próximos jogos pelos Phoenix Suns.

Começam a ser relevados os primeiros protagonistas no All Star Weekend


Já se vão sabendo alguns dos primeiros participantes nos diferentes concursos do fim-de-semana All Star em Dallas (de 12 a 14 de Fevereiro). Nomeadamente do concurso “Slam Dunk Contest”.
Como novidade, este ano a NBA vai modificar sensivelmente o concurso, sendo que o concurso de afundanços terá duas etapas nesta edição, uma sexta e outra sábado.
Na sexta, dois jogadores irão defrontar-se no intervalo da partida entre os rookies e os sophomores, no qual o vencedor do duelo fará parte da 2ª etapa do concurso no sábado.
DeMar DeRozan dos Toronto Raptors e Eric Gordon dos Los Angeles Clippers, disputarão a vaga para a segunda etapa no concurso. A primeira etapa consistira em dois afundanços por jogador, tendo os jogadores dois minutos para executar cada um deles. O vencedor da etapa de sexta será eleito pelo público através da votação por SMS ou da página da NBA.com.
O vencedor do duelo fará parte da competição final no sábado, no qual os restantes participantes serão anunciados em breve.

14.1.10

Knicks vs “Fantasmas”

Após a derrota dos New York Knicks frente aos Oklahoma City Thunder, os jogadores dos Knicks alegaram que perderam o jogo por terem dormido mal, pelo facto de o hotel onde a equipa estava hospedada estar assombrado.
O extremo Jared Jeffries, jogador nos Knicks, afirmou recentemente que crê na existência de fantasmas. “Definitivamente acredito na existência dessas coisas. O lugar é assombrado e assustador”, frisou o atleta.
Há relatos de pessoas que viram e ouviram coisas estranhas durante décadas. A lenda reza que em 1930 uma mulher atirou-se com uma criança ao colo do 10º andar, onde ficou o Poste Eddy Curry. “As pessoas dizem que aconteceu no 10º andar e eu fui o único a ficar lá hospedado. Passei a maior parte do tempo fora do meu quarto. Realmente existem fantasmas nesse hotel”, afirmou o jogador, que conseguiu dormir apenas duas horas nos dois dias que a equipa ficou hospedada no hotel.
Uma história no mínimo insólito.

O subestimado, afinal é jogador!

DeJuan Blair mostrou ontem porque motivo era um dos jogadores mais cotados no último Draft (apesar de ter sido a 37ª escolha do Draft, o que se deveu aos problemas crónicos associados aos seus joelhos). Vivemos numa época carente de “Big Mens”, os populares gigantes, que conseguiam dominar os adversários com um simples jogo de corpo, como Shaquille O’Neal fez bastante nos anos 90 e 2000.
É claro que DeJuan Blair está longe de ter a altura de O’Neal (mede somente 2,01), muito menos a sua força, técnica e imponência. Mesmo assim, o jogador que defendeu a universidade de Pittsburgh vem conseguindo dar-se bem no seu primeiro ano como jogador profissional.


“Na universidade tudo era fácil. Aqui é muito mais duro”, disse após o triunfo diante dos Oklahoma City Thunder.
Com os seus 28 pontos e 21 ressaltos, Blair tornou-se o primeiro rookie desde Tim Duncan a conseguir um 20-20 na NBA. Duncan no dia 22 de Março de 1998 contra os Phoenix Suns, anotou 26 pontos e 21 ressaltos.
Esse feito significa muito mais do que um “monte” de números bonitos na sua carreira, significa que conseguiu deixar para trás jogadores como Yao Ming, Elton Brand, Kenyon Martin, Dirk Nowitzki, Pau Gasol, Tyson Chandler, Amare Stoudemire, Chris Bosh, Emeka Okafor, Dwight Howard, Andrew Bogut entre outros, todos eles draftados depois de Tim Duncan e que jogam a 4 ou a 5.
É claro que se tratam apenas de números, o que na maioria das vezes não reflecte a realidade do jogo. Mas os adeptos dos Spurs podem relaxar, pois contam com jovens talentosos e promissores no banco da equipa caso de DeJuan Blair, Ian Mahinmi e George Hill.

Dirk, o mais recente senhor 20.000


Dirk Nowitzki alcançou no jogo de 13 de Janeiro, no confronto contra os rivais Lakers, de LA, uma marca histórica na sua carreira ao atingir os 20 mil pontos na NBA. Dirk é o 34º jogador da história da liga a ultrapassar a marca dos 20.000 pontos, sendo também o primeiro europeu a fazê-lo. Dominique Wilkins, apesar de ter nascido em França, é considerado americano, Dominique alcançou os 26.668 pontos na sua carreira. Entre os jogadores nascidos fora dos EUA, apenas Hakeem Olajuwon, Wilkins e Patrick Ewing fizeram mais pontos que Nowitzki. Dirk no jogo contra os Spurs anotou 30 pontos e 16 ressaltos, sendo que atingiu os 20.000 pontos faltando 10 minutos e 58 segundos para o fim do jogo.

Contingente Francês na NBA

Hoje em dia, a NBA esta repleta de jogadores estrangeiros, espalhados pelas 30 franquias da liga. Da liga fazem parte jogadores: Turcos, Espanhóis, Brasileiros, Argentinos, Chineses Italianos, Australianos, Alemães entre outras nacionalidades. São 83 Atletas de 36 países diferentes no total. Mas o que talvez muitos não tenham reparado é o grande número de franceses que jogam actualmente nas equipas da NBA. São 11 no total.
Em San Antonio, jogam actualmente 2 franceses, o já bastante conhecido Tony Parker e o menos conhecido Ian Mahinmi – apesar da boa exibição num jogo recente dos San Antonio Spurs. Além dos 2 jogadores dos Spurs a França está representada por mais 9 jogadores na liga norte-americana: .
Boris Diaw e Alexis Ajinca, dos Charlotte Bobcats; Michael Pietrus, dos Orlando Magic; Ronnie Turiaf, dos Golden State Warriors; Nicolas Batum, dos Portland Trailblazers; Johan Petro, dos Denver Nugget; Joakin Noah, dos Chicago Bulls; Yakhouba Diawara, dos Miami Heat; e Rodrigue Beaubois, dos Dallas Mavericks.
Os Spurs possuem ainda os direitos de outro jogador francês, Nando de Colo, seleccionado no Draft de 2009, na 53ª escolha. Em breve, o base poderá ser mais um jogador do pais da Torre Eiffel a jogar na melhor liga de basquetebol do mundo.
Contudo, apesar do grande número de jogadores na NBA, a selecção francesa não consegue obter grandes resultados a nível mundial. Desde a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Sidney em 2000 – com um plantel totalmente diferente do actual – os franceses tiveram como melhor resultado, um terceiro lugar no campeonato europeu em 2005, mas ficaram fora do mundial de 2002, dos Jogos Olímpicos de Antenas (2004) e Pequim (2008). No mundial de 2006 (Japão) alcançaram um honroso quinto lugar.
O próximo campeonato do mundo decorrera na Turquia em Agosto. A França esta inserida no grupo D, juntamente com a campeã do mundo (Espanha), Lituânia, Canadá, Nova Zelândia e Líbano. Sendo que os quatro primeiros do grupo passam para a segunda fase. Certo é que alguns dos jogadores franceses que actualmente representam equipas da NBA vão estar presentes na Turquia, salvo alguma lesão. Casos de Tony Parker, Boris Diaw, Ronnie Turiaf, Michael Pietrus e Nicolas Batum.

Miami não vai esperar por LeBron James?

LeBron James é claramente o alvo principal no mercado dos free agent no próximo verão para as franquias com “cap room” disponível. No entanto, os Miami Heat, não vão aguardar que LeBron tome a decisão por qual franquia vai assinar para serem agressivos no mercado. Se surgir a oportunidade de assinar com outro dos melhores free agent disponíveis (Chris Bosh ou Amare Stoudemire), não hesitarão em faze-lo com medo que Dwyane Wade deixe o sul da Florida.
Miami espera juntar ao seu plantel mais uma super estrela, a sua primeira escolha recai inevitavelmente sobre LeBron James, todavia se Chris Bosh ou Amare Stoudemire aceitarem a proposta dos Heat antes de LeBron James, estes não hesitarão. Miami não se dará ao luxo de não conseguir assinar com nenhum free agent só para conseguir assinar com Lebron, a não ser que LeBron dê razões muito fortes a equipa de Miami que irá assinar com a franquia. Se Miami conseguir um dos três free agent, a probabilidade de manter Wade no plantel aumenta drasticamente. A principal preocupação dos Miami Heat prende-se com a possibilidade de perder o astro da equipa, Dwyane Wade, que também é free agent no verão de 2010.
A probabilidade de juntar James e Wade na mesma equipa é reduzida, mas a equipa da Florida antevê uma boa conjuntura para juntar dois dos três melhores jogadores da liga norte-americana.

Bogans, foi contratado para defender os melhores jogadores das equipas adversárias


Quando Keith Bogans foi contratado pelos San Antonio Spurs, imensa gente torceu o nariz. Os adeptos dos Spurs esperavam mais uma grande estrela para lutar pelo título.
Devagar, o camisa 10 dos Spurs tem vindo a ganhar o seu espaço e aos poucos conquistou a titularidade da equipa. Bogans é um bom defensor, sendo visto como um sucessor de Bruce Bowen. No jogo contra os Lakers, de certa forma ele conseguiu anular o Kobe Bryant. “Já defendi muito o Kobe no passado”, frisou “É difícil. Provavelmente é o melhor jogador da liga na actualidade. Tendo ficar à frente dele e espero que os meus companheiros me venham ajudar”, concluiu.

Kevin Martin de saída de Sacramento?


A troca do base Kevin Martin, dos Sacramento Kings parece inevitável, com a liderança da equipa cada vez mais entregue ao rookie Tyreke Evans, muitas fontes afirmam que o jogador devera ser trocado até ao fim-de-semana do All Star Game, existem inúmeros interessados, mas as franquias que até ao momento demonstraram maior interesse foram os Cavaliers, Rockets, Raptors e os Suns.

Quem é a maior Pechincha da NBA?

Num campeonato conhecido pelos salários astronómicos que são pagos às suas principais estrelas, existem também jogadores bons e baratos. Sorte para os Memphis Grizzles que pode contar com os serviços de Marc Gasol. O Poste espanhol foi eleito pelo canal desportivo ESPN a melhor relação custo/benefício da temporada.
Com um salário de $3.24 milhões, pouco para os padrões da NBA – Marc tem médias de 15 pontos e 9,9 ressaltos. Nada mau, principalmente se considerarmos que jogadores da craveira de Kobe Braynt, Tim Duncan, Paul Pierce, Dirk Nowitzki e Rashard Lewis ganham acima de 20 milhões de dólares, um valor 5 vezes superior. Nesta lista está também o irmão mais velho da família Gasol, Pau Gasol, jogador dos Los Angeles Lakers.
Marc, que completa 25 anos no próximo dia 29, é tido como um dos principais responsáveis pela boa campanha da equipa de Memphis na presente temporada. A equipa tem boas hipóteses de alcançar o playoff, se mantiver a regularidade dos últimos jogos. Juntamente com os companheiros de equipa, Marc deu a volta por cima após sofrer, nada menos que 8 derrotas nos 9 primeiros encontros
Além do Marc Gasol, outros jogadores fazem parte da lista de boas “pechinchas”: Jason Williams (Orlando Magics), Wesley Matthews (Utah Jazz), Anthony Morrow (Golden State Warriors) e Luis Scola (Houston Rockets).

Blake Griffin “Out for season”

O extremo Blake Griffin, escolhido pelos Los Angeles Clippers como número um do último Draft da NBA, terá que realizar uma cirurgia ao seu joelho esquerdo pelo que estará de fora o resto da temporada. A ressonância magnética feita nesta última terça-feira constatou que o problema, sofrido ainda durante a pré-temporada, não evoluiu da forma que os médicos esperavam, tornando necessária a realização de uma cirurgia. Griffin não joga desde 23 de Outubro.
A ex-estrela da Universidade de Oklahoma recentemente tinha aumentado o ritmo de trabalho no processo de recuperação, mas voltou a sentir dores no joelho esquerdo, obrigando os médicos a fazerem novos exames.
Griffin é o segundo rookie seleccionado como número um nos últimos três anos que perde toda a primeira temporada como profissional.
O Poste Greg Oden, dos Portland Trail Blazers, foi a primeira escolha em 2007 e não efectuou nenhum jogo na primeira época como profissional, a conta com uma microfratura no joelho direito.

13.1.10

KG é eleito o “maior provocador” da NBA

As trocas de provocações entre jogadores são tradicionais na NBA. Michael Jordan, Charles Barkley, Dennis Rodman, Karl Malone, Gary Payton e Larry Bird estão entre os jogadores lendários pelo seu “trash talk”, as provocações ditas em campo para tentar desestabilizar o adversário.


A revista Sports Illustrated revelou esta semana quem é o jogador mais provocador da NBA, e sem surpresa o vencedor foi o extremo dos Boston Celtics, Kevin Garnett. A revista realizou a pesquisa junto de 173 jogadores da NBA, dos quais 62% elegeram KG, que no que toca a provocações é rei e senhor na liga,
Em segundo lugar ficou o base Kobe Bryant, dos Los Angeles Lakers. O actual MVP das finais da NBA recebeu 7% dos votos, seguido de perto por outro jogador de Boston, nada menos que o poste Rasheed Wallace, com 5%. Boston é a equipa dos provocadores, pois para além dos 2 provocadores já mencionados conta ainda com outro jogador no top5, o extremo Paul Pierce, que tem a mesma percentagem de votos Nate Robinson, dos New York Knicks, contabilizando cada um cerca de 3%.

Kevin Martin prestes a regressar


De acordo com alguns meios de comunicação de Sacramento, o 2º base Kevin Martin foi liberado pelos departamento médico dos Sacramento Kings e está bastante perto de poder voltar a jogar. Martin sofreu uma fractura no pulso esquerdo e não actua desde o dia 4 de Novembro de 2009. O técnico Paul Westphal espera contar com o base para o jogo de sexta-feira (15) contra o Philadelphia 76ers. De forma a saber se poderá actuar contra os 76ers, Kevin Martin treinará nos próximos dois dias. “Vamos ver como me sinto nos próximos dois dias”, disse ele logo após uma consulta com o médico que o esta a seguir . “Tenho-me vindo a treinar nas últimas 3 semanas, por isso o regresso deve acontecer rápido”.

Rose confirma presença no torneio de habilidades no fim-de-semana All Star Game de 2010


Derrick Rose tem presença confirmada no torneio de habilidades que acontecerá no fim-de-semana All Star Game de 2010.
Em 2009, Rose foi o vencedor ao superar Devin Harris, Tony Parker e Mo Williams. Derrick Rose foi o primeiro Rookie que ganhou o torneio de habilidades. Deron Williams, Dwyane Wade e Steve Nash foram os vencedores dos anos anteriores.
“Vai voltar a ser uma boa experiência. No ano passado, foi uma grande experiência estar lá com a minha família. Ter a oportunidade de estar ao lado das grandes estrelas foi muito divertido, algo inacreditável”, disse Rose.

Kobe lamenta lesão: "Não podia dar mais nenhum passo"


O base Kobe Bryant chegou ao limite de suas forças físicas na derrota do Los Angeles Lakers contra os San Antonio Spurs, na madrugada de terça para quarta, no Texas. Além de uma fractura no dedo, o astro americano ainda sofreu uma lesão nas costas e foi obrigado a deixar a quadra.
“Literalmente não conseguia dar mais nenhum passo, não podia caminhar. Não podia jogar mais”, lamentou Kobe, que tem actuado com o dedo fracturado desde o início da temporada.
O astro, porém, está confiante de que estará em campo na próxima partida dos Lakers. A franquia da Califórnia segue na sua turnê pelo Texas e enfrentará o Dallas Mavericks na madrugada de quarta para quinta.
“Apesar das lesões que tenho, é certo que jogarei contra os Mavericks”, disse Kobe que, apesar dos problemas, marcou 16 pontos na derrota dos Lakers com os Spurs.

Alarme de incêndio paralisa jogo entre Grizzlies e Clippers


A partida entre os Memphis Grizzlies e Los Angeles Clippers que ontem à noite se disputou no pavilhão FedExForum, na cidade de Memphis, foi interrompida devido ao disparo de um alarme de incêndio.
O jogo estava no final do terceiro período, com menos de um minuto para o fim do mesmo, e os Clippers venciam a equipa da casa por 89 a 77, após uma boa primeira parte.
Os espectadores foram encaminhados para fora do pavilhão após o disparo do alarme, usando apenas as escadas de emergência do pavilhão.

Jogadores da semana (11ª Semana)


Os prémios está semana vão para um habitual cliente da distinção e para um que raramente faz parte da escolha para melhor jogador da semana, mas ambos vêm fazendo uma época sensacional, sendo os vencedores esta semana do prémio para melhor jogador da semana, a distinção é referente ao período de tempo entre 4 e 10 de Janeiro.

LeBron James (Cleveland Cavaliers), mais uma vez, foi eleito o melhor jogador da Conferência Leste, graças as médias de 33 pontos, 7,7 ressaltos e 7,7 assistências nos três jogos que disputou pela equipa (2-1). Foi a terceira vez que o actual MVP da competição ganhou o prémio de melhor jogador da semana esta temporada.
O seu melhor desempenho aconteceu contra os Blazers: 41 pontos, 10 ressaltos e 8 assistências.

Na Conferência do Oeste, o vencedor do prémio da semana foi o Poste dos Los Angeles Clippers, Cris Kamam, as suas médias foram de 21 pontos e 12 ressaltos por jogo, que serviram para que a sua equipa termina-se a semana com 3 vitórias e nenhuma derrota, colocando o “parente pobre de LA” na corrida aos Playoff. É a segunda nomeação de Cris Kaman como o melhor jogador da semana esta temporada.
O seu melhor jogo foi contra os Heat: 22 pontos e 14 ressaltos.

12.1.10

T-Mac na Costa Este?


O carismático jogador que actualmente representa os Rockets, ao que tudo indica poderá terminar esta temporada a jogar na conferência de Este.
De acordo com um site de notícias de desporto americano, os Rockets, que há poucas semanas discutiam propostas de trocas com boa parte das franquias da NBA, estão em conversas bastantes avançadas, em especial com duas franquias, Chicago Bulls e Washington Wizards.
A franquia da capital Americana parece estar realmente disposta a realizar uma profunda reformulação no seu plantel, devendo-se sobretudo a campanha desastrosa que vem realizando esta época e ao grave episódio relacionado com armas no balneário da equipa, que resultou na suspensão do base Gilbert Arenas.
A franquia está disposta a trocar o extremo Caron Butller (salário de $10, 1milhões, com duração até 2011) juntamente com dois contratos expirantes Randy Foye e Mike Miller.
Relativamente aos Chicago Bulls, os jogadores oferecidos por T-Mac (maior contrato expirante desta off season) são Brad Miller, Jerome James e um terceiro jogador, John Salmons ou Tyrus Thomas. Todos, com excepção de John Salmons com contratos que expiram no fim da presente temporada.
Vale lembrar que há sempre a possibilidade de escolhas de draft e dinheiro serem envolvidos numa possível troca e, embora ainda não especulada, há a possibilidade de uma troca envolvendo as 3 equipas, pois especula-se também que os Chicago Bulls poderiam estar interessados no extremo Caron Butler.

Dirk Nowitzki pretende continuar por Dallas


Dirk Nowitzki reafirmou a vontade de continuar ao serviço dos Dallas Mavericks: "Eu joguei com coração durante 12 anos por Dallas, então ir para outro lugar não me parece o mais correcto".
"Eu sempre disse que não me sentiria bem se por algum motivo deixasse os Mavericks. Eu nem sei como me sentiria se conquistasse um título por outra franquia que não os Mavericks. Eu quero é ser campeão aqui", afirmou o extremo.
"No que depender de mim, pretendo terminar a minha carreira em Dallas. Mas teremos que ver o que vai acontecer", disse Nowitzki, que pode tornar-se free-agent no final desta temporada se assim o pretender.

Infant Terrible


Ao contrário do que se pensou durante as últimas semanas, o polémico comportamento do base Gilbert Arenas, do Washington Wizards não era novidade para a directoria da equipa. Segundo o diário americano Washington Post, os dirigentes apenas "passavam a mão" na cabeça do jogador quando este fazia as suas brincadeiras com os membros da equipa.
O jornal afirmou que o base praticava brincadeiras estúpidas, como quando chegou a “defecar” nos ténis de um companheiro de equipa que se estreava na liga norte-americana, Andray Blatche. Segundo um funcionário não identificado dos Wizards, em algumas destas ocasiões o atleta era multado pelos dirigentes, que depois de um tempo acabavam devolvendo-lhe o dinheiro.
Este funcionário da franquia disse, ainda, que Arenas tem um comportamento infantil, demonstrado com os companheiros de equipa, mas que a culpa do que está acontecendo actualmente – a polêmica das armas - não é só dele. "Tem que se educar uma estrela como ele. E não fizemos isso aqui", afirmou o funcionário.
Mesmo com este modo de agir perante os companheiros, Arenas teve durante anos o sexto maior salário da NBA, ao assinar em 2008 um contrato de mais de 124 milhões de dólares a serem recebidos em seis anos. O atleta completou 28 anos recentemente.

Ginobili, a melhor escolha de sempre da segunda ronda do Draft


Um dos jornalistas mais prestigiados nos EUA, Fran Blinebury fez um artigo na NBA.com onde elegeu os 10 jogadores drafatados na segunda ronda do draft que tiveram maior impacto na história da Liga. Em primeiro lugar esta o astro Argentino Manu Ginobili.

Na coluna, explicou os seus motivos; “Os Spurs foram inteligentes e astutos em deixar que amadurecesse em Itália. Teve um impacto imediato quando chegou à NBA com a conquista do seu 1º anel de campeão no seu ano de Rookie. Ganhou o ouro olímpico pela argentina em 2004 e 3 títulos da NBA pelos San António Spurs. Os Spurs não foram candidatos quando Ginobili esteve mal fisicamente. Isso é uma prova do seu impacto”.
Blinebury deixou o aposentado e problemático Dennis Rodman em segundo lugar e o base Gilbert Arenas em terceiro. Nos restantes sete lugares do Top10 figuram também jogadores carismáticos e importantes, caso de: Jeff Hornacek, Carlos Boozer, Mark Price, Rashard Lewis, Jerome Kersey, Michael Redd e Cedric Ceballos.

Michael Redd volta a lesionar-se


Michael Redd, Base do Milwaukee Bucks, voltou a lesionar-se novamente no joelho esquerdo. A nova lesão ocorreu praticamente um ano depois da sua última lesão no mesmo joelho (que o fez grande parte da época passada), mais uma vez o joelho vai ser a causa de paragem do astro dos Bucks. A lesão consistiu na ruptura do ligamento cruzado anterior e colateral médio.

A lesão ocorreu ontem no jogo contra os LA Lakers e pode por em risco a carreira do jogador, que aos 30 anos dificilmente conseguira render o que fez nos seus tempos áureos na liga, tempos esses que o levaram a ser um dos atiradores mais temidos da NBA, a ser nomeado para o All Star game de 2004 e integrar a equipa olímpica, que venceu os Jogos Olímpicos de Pequim em 2008.

Redd atingiu médias de 20,3 pontos por jogo nas 10 temporadas que passou na Liga (todas em Milwaukee) como profissional.

Nos 18 jogos que disputou esta temporada, não demonstrou o mesmo rendimento que nas épocas anteriores, as suas médias baixaram, teve médias apenas de 11,9 pontos por jogo, com uma percentagem de acerto de 35,2%, ligeiramente inferior aos 44,9% alcançados na carreira, o que sugere que o joelho não estaria completamente restabelecido.

Pau Gasol assiste da bancada à má fase dos Lakers


Mesmo vindo de uma vitória no último domingo contra o Milwaukee Bucks, o Los Angeles Lakers sofre com a perda momentânea do Poste Pau Gasol, que sofreu uma lesão na perna esquerda há uma semana, na vitória da sua equipa contra o Dallas Mavericks por 131 a 96, permanecendo apenas sete minutos em campo. O principal problema da franquia é substituir o espanhol, que vinha numa boa fase e tinha acabado de renovar o contrato com os Lakers, passando a ser o sexto jogador mais bem pago da NBA. Lamar Odom e Ron Artest, que se revezavam na posição, não obtiveram muito sucesso. Gasol lamentou a situação da equipa, que esta em primeiro com 28 vitórias e seis derrotas, mas duas delas teoricamente fáceis contra Los Angeles Clippers e Portland Trail Blazers, ainda que fora de casa. "É duro, muito duro ver que a equipa não joga bem e perde estando do lado de fora. Queria que tivéssemos ganhado, porque eu estaria recuperando-me sem o stress de ver a equipa passando mal e não poder ajudar", lamentou o Poste.
Os Lakers seguirão numa breve viagem, onde enfrentarão o San Antonio Spurs na terça-feira, e o Dallas Mavericks na quarta. O jogador espanhol arrumou as malas com a equipa, mas não deverá se recuperar a tempo da distensão muscular que sofreu. Os médicos afirmaram que ele deve actuar somente na sexta-feira, novamente contra os Clippers, mas a possibilidade também é remota.

Dallas contrata Najera e economiza na troca com os Nets


Dallas adquiriu o Extremo Eduardo Najera, numa troca efectuada com os Nets, que recebeu os extremos Kris Humphries e Shawne Williams. Para absorver os dois jogadores, os Nets dispensaram o Extremo-Poste Sean Williams.
Najera disputou as primeiras 4 épocas em Dallas, sendo nesse tempo um dos jogadores mais acarinhados pelo público. Em Dallas o mexicano participou em 208 jogos da fase regular e 39 nos playoff’s, onde se incluem os 19 jogos quando Dallas chegou as “finais” da NBA, perdendo-a para os Miami Heat. Em 2004 foi enviado para a “Costa Dourada” (Warriors) na troca que levou o Poste Erick Dampier para Dallas, no seu percurso na NBA passou ainda pelos Denver Nuggets. Esta época o mexicano tem média de 3,8 pontos nos 13 jogos disputados pelos Nets, sendo esta a sua segunda época em New Jersey.
A ideia principal de Dallas foi economizar com a troca. A franquia vem tentando trocar o contrato de Williams nos últimos meses. Os Nets aceitaram usar uma excepção de troca para absorver o contrato expirante de US$ 2,4 milhões de Williams, que deve ser dispensado ainda nesta semana.
Juntando o contrato de Humphries, Dallas vai economizar cerca de US$ 5 milhões, incluindo o valor que teria de gastar na taxa de luxo.
Humphries tem média de 5,2 pontos em 25 jogos pelos “Mavs” na presente época.

1º post do blog Basket NBA Portugal

Sejam bem vindos, hoje tem inicio o Blog "Basket NBA Portugal", espero que seja uma paragem para todos aqueles que gostam de NBA. Trata-se de um novo meio onde vão surgir notícias e curiosidades sobre tudo o que envolve a NBA.